Motivação em vendas: muito além das comissões

Tradicionalmente as equipes de vendas são recompensadas com comissões, premiações financeiras por atingir metas (mensais, trimestrais ou semestrais, dependendo da empresa) e bônus.

Motivação em vendas: muito além das comissões

Bem, as recompensas financeiras são extremamente importantes quando se trata de motivação. Mas não são as únicas formas de motivar uma equipe e sozinhas são insuficientes para gerar motivação de longo prazo.

Por isso, neste artigo, queremos ir além das comissões, e selecionamos algumas formas menos usuais de motivação nas vendas, para que você possa também surpreender sua equipe. Confira!

1. Definir metas

Pode parecer óbvio, mas é importante ressaltar. Você precisa dar aos seus vendedores uma meta a alcançar. Sem um objetivo, eles não saberão o que aspirar ou o que constitui sucesso. Escolha algo que seja possível, mas não seja fácil. Ainda deve ser algo para ser alcançado. Vendedores diferentes são motivados de maneiras diferentes. Trabalhe com cada vendedor individual para descobrir o que funcionará melhor para eles.

2. Concentre-se no propósito

Pessoas que amam seus trabalhos tendem a fazer melhor as suas tarefas. De fato, de acordo com a Gallup (empresa de pesquisa de opinião), organizações com baixo engajamento com funcionários experimentam uma produtividade 18% menor.

Como gerente, é seu trabalho manter seus vendedores envolvidos e apoiar totalmente a missão de sua empresa. Comece explicando o que essa missão significa para cada pessoa em sua equipe e como eles desempenham um papel.

No anúncio “Think Different”, da Apple, Steve Jobs disse: “As pessoas que são loucas o suficiente para pensar que podem mudar o mundo são as que o fazem.” Dar a seus vendedores esse senso de propósito irá inspirá-los a trabalhar mais em seus empregos e inspirar sua lealdade ao seu negócio. Lembre-se do que disse Dale Carnegie, um grande precursor dos estudos sobre motivação: “A felicidade não depende do que você é ou do que tem, mas exclusivamente do que você pensa.” Faça com que seus vendedores reflitam sobre seus propósitos. Faça isso diariamente.

3. Construa confiança

Bem, a base da motivação é a confiança. Se a sua equipe não confia em você e não acredita que você tem os melhores interesses no coração, será difícil para eles se sentirem inspirados e motivados pelo trabalho deles.

Para ser um líder eficaz, você precisa ter a confiança de seus funcionários. A melhor maneira de construir confiança é ser o mais direto possível. Não tente esconder coisas ou contornar as situações críticas. Se houver algum problema, avise sua equipe.

Ao trabalhar com os membros da equipe, concentre-se em ter uma mentalidade colaboradora. Não repreenda. Em vez disso, tente resolver problemas e ajudar o representante de vendas a melhorar e se desenvolver. Você precisa criar um ambiente confortável, onde os funcionários se sintam apreciados e envolvidos.

4. Envolva os outros

É fácil para seus vendedores apontar os dedos e tentar passar a culpa para os outros quando algo dá errado. Talvez o marketing não esteja entregando a eles leads suficientes ou o suporte ao cliente não esteja respondendo com rapidez suficiente a uma reclamação.

Para combater isso, você precisa dividir as responsabilidades entre os departamentos, equipes e profissionais de sua organização. Com todos sentados à mesa, você remove obstáculos e aumenta a produtividade. Seus vendedores sentem que estão no circuito e estão envolvidos no que está acontecendo. E com base em sua colaboração, eles podem ajustar sua abordagem e melhorar os resultados.

5. Crie uma cultura de reconhecimento

Mais até do que dinheiro, as pessoas aspiram ao reconhecimento. Seus representantes de vendas querem ser recompensados financeiramente, claro, mas uma comissão sozinha não é suficiente. As comissões são esperadas, então você precisa ir além disso para que seus representantes de vendas se sintam realmente reconhecidos por suas realizações.

Por exemplo, uma tática interessante seria fazer um jantar sempre que um indivíduo atingisse sua meta ou fizesse algo grandioso. Mas aquele jantar não seria só para aquela pessoa. Em vez disso, toda a equipe seria capaz de participar e reconhecer o mérito de quem alcançou a meta.

Isso cria uma mentalidade de equipe no departamento de vendas. Todos querem ser aquela pessoa que será reconhecida na frente de todos os seus pares. Todos irão desejar ser o futuro homenageado daquele jantar. Esse elogio e reconhecimento leva e motiva toda a uma equipe a não apenas trabalhar mais, mas também trabalhar juntos.

6. Seja criativo

Recompensas nem sempre têm que ser monetárias. Às vezes você pode se divertir um pouco com sua equipe e encontrar novas maneiras de reconhecê-los.

Talvez você os recompense oferecendo-se para fazer uma tarefa que eles odeiam, como prospecção por exemplo. Ou talvez você se comprometa a fazer alguma especial se sua equipe atingir um determinado objetivo. Talvez você possa realizar passeios divertidos. Pense fora da caixa para animar sua equipe.

Se você quer melhorar o sucesso de seu departamento de vendas, é hora de fazer da motivação uma prioridade.

Não tenha medo de receber contribuições dos membros de sua equipe também. Seja direto e pergunte a eles: “O que motivaria você?” Você pode se surpreender com as respostas deles. E lembre-se, nem todo mundo se sente motivado pelas mesmas coisas. Esteja aberto e tente táticas diferentes.

Fonte Portal Dale Carnegie.



Fonte: https://portaldalecarnegie.com/motivacao-em-vendas-muito-alem-das-comissoes/

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