Economia incentiva inserção de pequenas empresas no mercado global

Plano Nacional da Cultura Exportadora busca garantir que empresas aproveitem avanços no comércio internacional

Economia incentiva inserção de pequenas empresas no mercado globalA Secretaria Especial de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais do Ministério da Economia (Secint/ME) anunciou na terça-feira (20/8), na sede do Sebrae Nacional, em Brasília, a implementação da nova metodologia do Plano Nacional da Cultura Exportadora (PNCE). O objetivo é garantir que, principalmente, micros, pequenas e médias empresas também sejam beneficiadas pelos avanços do país no comércio global.

Durante abertura do seminário “Plano Nacional da Cultura Exportadora (PNCE): Coordenação Interinstitucional para o Futuro do Comércio Exterior Brasileiro”, a secretária especial adjunta da Secint, Yana Dumaresq Sobral Alves, lembrou que o Brasil está defendendo uma agenda de maior inserção à economia global, por meio de acordos comerciais, ações de facilitação de comércio, aprimoramentos e remoção de barreiras ao comércio.

“Esse projeto é uma pedra fundamental para a nossa agenda de inserção na economia global”, afirmou. “Nós precisamos garantir que as micro e pequenas empresas vão saber aproveitar as oportunidades que virão com uma agenda robusta de inserção comercial”. Uma das estratégias do PNCE, segundo ela, é aproveitar e customizar as vocações regionais, para que as empresas que desejam se internacionalizar saibam quais são suas maiores e melhores vantagens comparativas.

Governança

O secretário de Comercio Exterior substituto, Leonardo Lahud, explicou que a proposta da nova metodologia busca melhorar a governança e a coordenação entre as instituições parceiras do Ministério da Economia, como Ministério das Relações Exteriores, Confederação Nacional da Indústria (CNI), Sebrae Nacional, Apex-Brasil, entre outras. Isso inclui a elaboração de planos de ação específicos, acompanhamento individual e ferramentas de avaliação que permitem monitorar adequadamente a implementação de cada iniciativa prevista em tais planos.

O atendimento individual às empresas é um dos pontos fundamentais da nova fase. “A empresa vai poder optar, a partir de um conjunto de soluções oferecidos pelas diversas instituições parceiras, quais são os serviços necessários de fato para que ela possa acessar o mercado internacional”, explicou Lahud.

Além do atendimento individual e do acompanhamento, ele destaca que as informações serão compartilhadas entre parceiros. “Todos os parceiros vão ter acesso ao perfil empresarial e à avaliação da maturidade da empresa para o mercado internacional, ao plano de ação, acompanhamento e monitoramento, à matriz de serviços e aos serviços indicados e realizados”, pontuou.

Qualidade

A secretária adjunta da Secint acredita que essa visão compartilhada vai beneficiar as empresas. “O PNCE vai ser uma trilha prevista, consolidada e consistente de internacionalização para essas empresas, com uma rotina de acompanhamento em que todos nós estaremos juntos, aumentando consideravelmente a qualidade dos serviços que nós vamos oferecer”, avaliou.

O “Seminário Plano Nacional da Cultura Exportadora (PNCE): Coordenação Interinstitucional para o Futuro do Comércio Exterior Brasileiro” começou nessa terça e termina nesta quarta (21/08), na Sede do Sebrae Nacional, em Brasília.

Saiba mais

o O Plano Nacional da Cultura Exportadora (PNCE) tem o objetivo de difundir a cultura exportadora e contribuir para ampliar o número de empresas brasileiras atuantes no mercado externo;

o O PNCE é desenvolvido pelo Ministério da Economia, em parceria com Ministério das Relações Exteriores, CNI, Sebrae Nacional, APEX-Brasil e outras instituições públicas e privadas que atuam no fomento às exportações brasileiras;

o A coordenação nacional é feita pelo Ministério da Economia e, nas unidades da Federação, por Comitês Estaduais compostos pelos principais intervenientes no comércio exterior regionais;

o A nova metodologia é originada do Programa Rota Global, da CNI, e suas principais novidades residem no mapeamento do perfil das empresas sob quatro dimensões: Estratégia, Gestão, Mercado e Operação.

o Mais informações: http://www.mdic.gov.br/comercio-exterior/pnce.

Por Ministério da Economia

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